quarta-feira, 5 de maio de 2010

O dia E.

A etapa da Serra da Estrela era das mais esperadas por mim. Tanto por ser completamente nova como por nunca antes ter eu feito BTT por lá. Era também um grande dia para a competição com uma etapa ao nivel alpino.

Este foi o dia em que finalmente tive a minha bicla complete, roda e tudo. Só me falta é um bocado de borracha no pneu. Acho neste par sou capaz de ter o da frente gasto mais depressa que o de trás, mas não por culpa minha. Isto de um tipo ser pesado deve dar muito desgaste ao material...

O arranque pelos arredores da Guarda começava a descer mas quando a coisa mudou de figura foi radicalmente e a avozinha depressa entrou a service. Neste dia foi muito usada... Havia um português com uma avaria ao qual fiz companhia enquanto ele tentava resolve-lo, mas a coisa estava dificil, é o resultado das pressas...

Depois do seu problema resolvido depressa se foi embora e lá fiquei eu com o trilho livre. Mais uma vez resultou em meu beneficio e a bela calçada descendo dos geradores eólicos para o vale do Mondego foi toda por minha conta. Uma esplendorosa vista e um bom desafio técnico, descer depressa exigia total concentração.

Segui pelo vale até à primeira subida de renome do dia, ao que parece os BTTistas da Guarda chamam-lhe “Rainha”m, depressa percebi porquê. Bem empanada e sem descanso. Aqui apanhei o A. que não estava no seu terreno e com o empeno do dia anterior a somar a isso acabou por entrar no carro vassoura antes da próxima subida.

Como o atraso já era de soma acabei por ter boleia do JV até ao próximo atleta, uns bons 25minutos de jipe em suave mas mantida subida, de boa me safei daqueles quilómetros. Fiquei então na companhia do P, mesmo na porta da Santinha, uma subida de renome no BTT português, mas uma vez a avozinha deu muitas voltas e ao chegar lá acima o Homem da Marreta andou a rondar e ainda me deu de raspão... O vento era muito e a temperature baixa, acabou por não dar para aproveitar bem a paisagem (pareceu-me que teria valido a pena apreciá-la melhor). A descida segue no estilo da subida, de renome.

Andamos um pouco no sobe e desce da meia-encosta até finalmente descer para Manteigas e fazer a mais longa subida do dia, 17km do vale de Manteigas até ao centro de limpeza de neve. Tive sempre a companhia do T, já bastante desgastado do longo e penoso dia e lá fomos subindo devagar. Uma subida interminável com piso e inclinação variável, muito completa, mas estava a ver que não terminava...

Neste dia finalmente consegui levar alguém até á meta com o controlo aberto. O T. Suou bem para terminar a etapa e como recompense teve um grande ovação de todos os atletas e membros da organização que ainda conseguiam aguentar o frio que se sentia. Fez-me sentir bem feliz, pensei que já andava a trazer mau karma, com o visto nas 2 anteriores etapas.

O dia também a mim me desgastou muito e decidi apostar na massagem de que toda a gente fala. Como de costume para a cama às 0h..



The Serra da Estrela stage the one I was most eager for. It was a completely new stage and I had never done any MTBing on that part of Portugal. It was also a very hard stage, with alpine level climbing.

I finally had my bike complete, wheel and all, just had some rubber missing... Being heavy must really wear down your kit...

The start at in suburban Guarda was going down, when the slope inverted, it was in a extreme way and the granny ring quickly came into action. It was going to have a hard day. Found a Portuguese competitor with a mechanical and some problems sorting, I think his problem was just being too stressed about it. After sorting it he quickly disappeared... As a result I had the next downhill all to myself, a gorgeous “calçada“ with great views combined with hard work, a great mix.

After a few kilometers on the Mondego valley we went up on a climb the locals call “The Queen”, I quickly understood the reason, granny ring all the way up. I met A. which was having a bad day, ending up to end his choose not to start the next climb to try and recover a bit.

As I was quite a bit behind the last guy I got a ride from JV, some 25 minutes on a soft but steady climb until we got next to P, I jumped on the bike right next to the climb to “Santinha” a name with some weight on Portuguese MTB. Another great opportunity to wear down the granny ring. At the top the climbing got to me and I was getting pretty tired. Still managed to look at the view but with the wind and cold could not really enjoy it after wrapping up I quickly headed down.

The track went up and down through the mountain side until it finally left us at the bottom of the Manteigas valley, to get out of it we had the longest climb of the day, 17km all the way to the top. It went from asphalt to heavily rutted double-track, steep to steady, it had everything.

I finally managed to get to the finish line with it open T had a hard day and when he got there there was a large group of participants and staff awaiting him to give a loud cheer. It was also good for me, I was starting to think it was my karma was not helping the athletes that rode with my company...

The day was also very hard for me and I chose to have one of the famous massages given team. As usual, got to bed at 0h...

Sem comentários:

Enviar um comentário