terça-feira, 11 de maio de 2010

Dia 8 - no reino do Al-Garb

Mais um dia, mais uma etapa, esta seria a 8ª de todas a mais variada em termos de terreno. Iniciando no Alentejo roar-se-ia em caminhos planos fazendo um inicio de etapa muito rápido, chegando depois à zona de Santa Clara onde os montes se vão sentindo e terminando na serra de Monchique, com subidas que já fazem mossa se fossem no inicio da etapa, quanto mais ao fim de 100km.

O dia estava algo enevoado, com probabilidade de chuva. O inicio de etapa foi o esperado, rápido até chegar à primeira avaria do dia, um parafuso de espigão partido. Felizmente quem teve a avaria (o AM) até é um tipo desenrascado e com uns zip-ties e fita adesiva ainda conseguiu ter selim para o resto da etapa...

O dia veio mesmo a tornar-se molhado, com alguns espaçados aguaceiros. Tive a companhia do F até chegar ao atleta nipónico que após um dia de descanso tinha atacado a etapa, mas com poucas melhorias no seu joelho acabou por ter de desistir ao CP8B, já no meio do sobe e desce. Segui alguns quilómetros até chegar ao próximo atleta, o A, com mais um dia dificil para ele. Ainda paramos em Santa Clara num supermercado para abastecer de água e que belos preços tivemos...

Pouco após a nossa saida recebi uma chamada da organização sendo informado que a etapa tinha sido terminada, uma atleta tinha tido um acidente e os restantes que chegaram lá depois pararam e desanimaram, quando chegaram ao próximo CP (CP8C) falaram com o director de prova e tomaram a decisão de seguir pelo alcatrão até ao final, contando a etapa apenas até ao CP8B.

Ainda pedalei mais um pouco pois alguns concorrentes não quiseram aproveitar o transporte providenciado pela organização e escolheram fazer as curvas da Estrada da Nave Redonda. Para sorte deles e minha começou a chover forte e feio e chegamos a meta bem ensopados, estava desejoso de um quentinho banho.


Another day, another stage. This 8th stage would be the one with the most variation of terrain. The start in Alentejo would be on fast flat trails, at Santa Clara some hillier terrain and finally in the Monchique mountains, where there climbs are hard enough if you do them at the start of the day, let alone after 100km...

The day started cloudy and the forecast said it would rain. At the start we had no rain and it was as quick as expected until I got the first mechanical of the day, a broken bolt on a seatpost. Luckily the rider had some resources and managed to have his saddle available for the rest of the stage with the aid of some zip-ties and tape.

The day was getting cloudier with some showers when I got to T, his knee was aching again and he had to stop at CP8B. After that I rode up to A, and we stopped at Santa Clara to refill our camelbaks.

Just after we had set off on our route again, I got a call from the organization to inform me that the stage had been terminated. An athlete had had a crash and everyone that had came by her had stopped to help. When they resumed movement they had lost their will to race any more and at CP8C spoke with the race director and decided to finish the stage by asphalt, so the official stage ended up with only 60km, the ones from the start to CP8B.

Several of the participants still rode all the way up to Monchique but several opted to use the transportation provided by the organization. I rode with the last of them and to our misfortune it had started to rain heavily, we got to the finish line nicely soaked and all I could think of was a warm shower.

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