sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O retorno - os últimos dias e as impressões finais

Tal como antes escrevi o meu retorno iria ser de novo solitário. Aproveitar o autocarro da organização até Mittenwald e depois novamente o comboio até Munique para voar até Heathrow.

Tinha ficado à noite no "camp" assim meio à socapa, mas parece-me a mim que isso não seria dificil... Não havia ninguém a controlar as entradas. Estendi o meu colchão (ainda bem que o levei) e estava a barraca montada.

À hora a que cheguei ainda pouca gente havia por lá era tarde para um dia normal de Transalps mas não para aquele dia. A festa oficial ainda ia no adro e mesmo do outro lado da rua do "camp" havia um bar também muito animado. Mas isso não me impediu de dormir. Só me lembro de pensar que com todo aquele ruido seria dificil dormir e pouco depois já era manhã. Qual ruido qual quê. Nada bate um belo empeno de 1 semana para dormir bem.

Como ainda era bem cedo (o aoutocarro só sairia às 9h) acabei por aproveitar para dar mais um passeio pela margem do Lago Garda e tirar mais umas fotos.
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Quando os autocarros chegaram já era bem perto das 9h e muita gente estava à espera, a grande maioria com pressa. 3 iam directos para Mittenwald e 1 passava por Reith (consequências do dilúvio do 1º dia, alguns participantes tinham lá deixado os carros). Como tinha a caixa da bicla além da mala e nenhuma pressa acabei por ir que fazia a viagem mais longa, mas em má hora... O condutor era simpático e até fazia de guia turistico, só era pena ser só em alemão. Os outros riam-se mas nunca percebi porquê. Para além disso demoramos cerca de 4h de viagem e o autocarro avariou numa subida...

Já depois de Reith, numa inclinada subida começou a largar fumo e o condutor só conseguiu parar o autocarro e dizer-nos para sair depressa. Ficou o veiculo a bloquear a estrada e lá foi com o extintor na mão, felizmente não precisou de o usar. Em menos de 10 minutos tinha chegado a policia e os bombeiros que acabaram por nos rebocar até uma zona de paragem onde esperamos pela substituição.
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Cúmulo da sorte, o autocarro passou directo por Mittenwald para a base militar onde tinha sido o "camp" do 1º dia, a 3km da vila. Com a minha mala coxa (roda partida) mais o sacalhão oficial já me imaginava a chegar ao hotel que tinha reservado de noite. Pois, que ainda tinha de por a bicla na mala pois ela tinha ido no dia anterior noutros camiões da organização. Felizmente ainda estavam lá 2 elementos da organização com um camião e após um curto choradinho lá me fizeram o favor de me levar até ao centro.

Assim que lá cheguei montei o estaminé no jardim e tratei de por a bicla dentro da caixa. Levei cerca de 1h nisto. O turismo estava fechado (afinal de contas era domingo...) e tive de irt em busca do hotel às cegas com 2 grandes malas. Mittenwald era pequeno e eu tinha o nome da rua, só levei 30 minutos.

Lá fui à recepção onde só falavam alemão, tinha a minha reserva assegurada. Quarto no 2º andar. E a caixa, onde a posso deixar??? No quarto (au, que dói...). O funcionário para me ajudar a carregar a caixa pelos 2 andares de escadas só chegaria às 17h, pelo que fui deixar a outra e descansar um pouco no quarto. às 17h carregar a caixa para cima e voltei a arrumá-la para levar só a caixa e o trolley de viagem. Caso encerrado, dei uma passeata e fui procurar jantar.

A escolha era pouca pelo que acabei por ir comer ao restaurante do hotel, mas em boa hora o fiz. Haviam por lá muito habitantes locais e comia-se bem. Sopa de alho (até parecia portuguesa) e salsichas, com sobremesa de "apelstrudel", tudo bem bom, com um velhota a tocar um instrumento de cordas local e alguns dos autóctones a cantarolar com ele, deduzi que era música tradicional.
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Na manhã de seguinte foi vez de apanhar o meu já conhecido comboio, a estação não tinha informação nenhuma, nem funcionários, pelo que para ter certeza da linha fiz como os romanos, perguntei a um transeunte.

A viagem não teve história, e no aeroporto tive um longa espera, pois tinha chegado às 13h00 e o avião era apenas às 16h20. Antes assim que perder o voo.

Chegado a Londres tratei de entrar no metro e seguir até casa. O plano inicial era apanhar um táxi, mas como era cedo e tinha tempo acabei por ir a pé até casa. Por sorte foi bem mais fácil sem pressa do que no dia da partida com todo o stress.



Em relação ao balanço final, agora já bem a frio, foi positivo, mas não me parece que repita. Os Alpes são realmente fabulosos, com cumes nevados e vales incriveis. Mas a organização, como já fui referindo, tem várias lacunas e logo o inicial, engana-nos com a percentagem de alcatrão... Aquilo a que eles chamam de "cyclepath asphaltic" são apenas estradas secundárias. Com pouco trânsito mas continuam a ser estradas. Da maneira que eles apresentam as percentagens parece que há menos que 50% de estrada, que é mentira... Os pequenos-almoços são bons, mas as pasta-partys muito fracas... Bom, já perceberam.

O Transalps é um bom desafio fisico, com grandes subidas e belas paisagens, mas sem dúvida não prima pelos trilhos divertidos ou técnicos. Vale a pena pelos Alpes, que de muitas outras formas também são possiveis de desfrutar.




As I've already wrote, my return would be a lonelly one again. Using the bus provided by the organization to Mittenwald an then the train back to Munich for my flight to Heathrow.

I'd spent the night at the "camp". Just had to put down my matress and that was it. When I arrived on saturday night there wasn't much people around. The official Transalps finishing party was still going and just caross the road from the camp was another one. But even with all that noise getting to sleep was pretty easy. All I recall was to start thinking how all that noise wouldn't make it easy, but ended up to have a very restfull sleep. Nothing like a 1 week phisical bash to get you sleeping like a baby.

When I woke up it was still early, and with the bus leaving only at 9h I still enjoyed those last hours for a walk near the lake and some final pictures.
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The buses arrived pretty close to 9h and there were a lot of people waiting for them. 3 were going straight to Mittenwald and one would go through Reith (courtesy of the downpour from the first day some of the participant left their cars there). As I had my bag and the bike case and no rush ended up in the latter one. We had a nicce driver, that even did some tour guiding, but only in German, so I didn't get any of it... We took about 4h to get to Mittenwald and the bus broke down when we were almost at our destination.

After Reith, on a steep slope, the bus suddenly starts smoking a lot. The driver hjust had enough time to get us out and left the bus blocking the road. He picked up the fire extinguisher but didn't have to use it. In less then 10 minutes the police and a fire engine were there. They towed us to a wider spot on the road and left us to wait for a replacement bus...
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It was my lucky day, and the bus went straight through Mittenwald towards the military camp 3km from the town. With my limping case (from the broken wheel) and the huge Transalp official bag I was already imagining my arrival at the hotel in the dead of night. And I still had to get the bike in the case... Luckilly there were still a couple of organization members and after a litlle beging the gave me a lift to the town center.

After they left me I set up my sweatshop at the towns garden and after 1 hour finally got the bike in the case. The tourist office was closed (it was sunday after all) and went a quest for the hotel with my 2 huge bags. Luckilly I knew the address and ended up taking only 30 minutes.

At the reception the only language was german... Managed to be understood and confirmed my reservation. But the room was on the second floor and my case had to go with me... had to get some help to take the bike up, but had to wait till 1700 to take it through the stairs. So I managed to have a rest. When the case was finnally in the room I rearranged my things between the case and my trolley so that the trip to Munich would be easier. Still had time for a walk around town and seeing where would I eat my dinner.
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There wasn't much choice so ended in the hotel's restaurant. But it was a good choice. There were several local people there and very nice food. I ate garlic soup (similar to the portuguese one) and sausages and a for dessert "appelstrudel", an elderly gentleman was playing a string instrument and some peolpe singing along so I supose it was folk music...

On monday it was time to get the train again at a very unfriendly station with no travelling information or anyone to ask. Had to ask one of the travellers standing on the platform.

Before the flight just had a long wait, I arrived at 1300 and my planer was only at 1620. Better that than missing it.

Arriving at London had to get back in the tube and head home. The plan was to get a taxi, but as it was still early ended up walking. Luckilly it was much easier than at the departure day, I wasn't in a hurry...


My evaluation is that it was a good week, probably not to do again. The Alps are wonderfull, snowy peaks and awesome valleys. But the event itself, has I've said before and some gaps, the first one, misleading the participants with the amount of road riding... What the call "cyclepath asphaltic" is nothing less than small roads with little traffic. If you read the charts it seems than it's less than 50% of road, but ends up being more than 50%. We had nice breakfasts but lousy pasta-partys...

It's a good phisical challenge, with great climbs and great scenery, but not the best in fun or technically challenging trails. It's worth it because of the Alps, which you can enjoy in many other ways.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Etapa 8 - a festa

A etapa 8, entre Andalo e Riva del Garda, tem 60,5km e 1450m de desnivel, tendo em conta o que já tinhamos passado era uma brincadeira. Mas toda a gente insistia em dizer que só acabava em Riva e até lá muito se passaria... A ver vamos... Até porque durante a noite tinha estado a chover a potes e rezavamos para não ter uma repetição do 1º dia.
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À hora da partida o fresco da montanha fazia-se sentir e até o sol sair detrás das montanhas ainda dava para bater o dente, mas assim que despontou a temperatura depressa subiu. O ambiente entre os participantes esse sim, ficou apenas no morno. Não se seria do empeno, se seria da nostalgia, mas estava tudo muito calminho...
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Com um dia bem curto em que 90% do desnivel estava logo nos primeiros 20km previa-se uma etapa rápida. Mas acabou por não o ser, foi antes fulminante.

Saidos de Andalo depressa começamos a subir, como já era costume, e o grupo a separar, mas não muito pois a primeira subida era mais suave que o costume. Para compensar a 2ª subida começava com umas valentes rampas, que no meio da confusão ainda foram piores. Uma longa subida com umas belas vistas para o vale onde cruzámos algumas pistas de ski na zona final com uma zona bastante técnica com pedras molhadas longa e mesmo no fim uma secção pedestre.
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No topo tempo para umas fotos e rolar por um curto planalto onde tivemos o 1º relance do Lago Garda. Entrámos na descida do dia, 4km de singletrack supertécnico. Tão técnico que tentei um pouco e depressa vi que era muita areia para a minha camioneta... E quem ia montado ia mais a inventar que a controlar... Fomos caminhando por ali abaixo e mesmo assim consegui cair (a minha única nos 7 dias). Diga-se de passagem que a meio já "vomitava" aquilo. Era muito cansativo e mesmo a pé perigoso. Acho algo tão perigoso no último dia da prova era absolutamente desnecessário. Pouquissimos desceram montados e o resto foi só a dar cabo dos pés...
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Ao chegar ao fim entrámos em alcatrão e iniciou-se uma longa secção plana de alcatrão com alguma ciclovia, interrompida por uma borbulha que depressa se subiu e desceu mas que para nós foi óptima pois fez com que apanhassemos um belo comboio de equipas mistas que muito facilitou e acelerou a nossa etapa.
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A chegada a Riva ambos sentimos grande emoção. Estes 8 dias fizeram-nos passar por sitios e emoções que nos marcaram. Por um lado é uma felicidade conseguir acabar incólume. Por outro uma desgraça por todos aqueles momentos de partilha terminarem... E o facto de ser uma prova em equipa só fortaleceu ainda mais essas sensações.

Classificação do dia 121 de 229 em Men, com 3:55:07 (a 1:21:57 do 1º). À 8ª etapa 144 de 229 em Men, à geral 243 de 446, com 38:15:21 (a 14:32:52 do 1º).

A meta era bem perto do lago e neste dia a grande maioria já não se preocupava com a recuperação para o seguinte. Depressa fomos lá para dentro. Ao estilo TransPortugal, este banho soube a vitória.
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O resto da comitiva que ia na autocaravana também foi ao banho, mas depressa se pôs a pensar no retorno a casa. Tinham de retornar a Portugal e alguns deles estavam com pressa. Arrancam na sua rota e o team Para e Bebe's é desaparece. Eu fico, o R.M. segue para Portugal.

Neste dia a organização fez uma pasta party de encerramento do evento em que entregou a todos os participantes que acabaram um jersey de finisher e um diploma, todos vamos, um a um, ao pódio. Quando vou receber as nossas duas senti-me desasado. Chegar ali sem o meu amigo não tinha o mesmo valor... Depois dos jerseys recebidos os resto dos tugas também segue a sua rota e entro na fase da nostalgia. Penso nos dias que passaram e começo já a planear os próximos. Qual será a minha próxima aventura...
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Stage 8, between Andalo and Riva del Garda, had 60,5km and 1450m of climbing. Regarding what we had already been through, it was child's play. But everybody kept insisting that it didn't finish until we got to Lake Garda and a lot could happen... We would see. One of the frightening things was the fact that during the evening it rained cats and dogs,, could it be a repeat of day 1???
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At start time we could still feel the mountain's cold air and until the sun got out of it's hidding place it was chilly. But as soon as it got out, the temperature quickly went up. Just the atmosphere with the racers was still mild. Wether from the tiredness or from nostalgia I did not know...
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It would be a short day in which 90% of the climbing done in the first 20km. We were expecting a fast stage, but it ended up being blistering fast.

Out of Andalo, we quickly started climbing, as usual, and the field spliting, but not a lot because the first climb was milder than usual. To make up, the second one started with some steep sections, which with all the traffic weren't getting any easier... It was a long climb in wich we had great views in to the valley, crossed several ski slopes and ended in a quite technically demanding section with wet stones. Right at the end some walking to give us the icing on the cake.
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At the top time for some photos and a short flat section at the end of which we had our first glimpse of Lake Garda. Right after that we took a left where it seemed to make no sense and started 4km of supertechnical singletrack. So demanding that just after riding a short bit I realized that it was too much for me. And the guys that were riding weren't really in control... We did it walking and even so I managed to fall My only one on these 7 days)... About half way on the downhill I was already fed up. It was very tirying and even walking quite dangerous. Having that on the last day was absolutelly unnecessary. A handful rode their way down and the rest of us just ruined their feet...
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At the end of it we find a friendly flat road to Riva, just interrupted by a small bubble, which actually worked out fine for us, because we got up to a bunch of mixed teams that made the last kilometers much easier and quicker.
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Arriving at Riva emotion came over. Those 8 days were very intense and made us go through some amazing places and feelings. We were happy to be able to finish in one piece, but sad because that great week was over. And the fact that we had done it as a team even made it feel stronger.

Day's classement 121 of 229 in Men, with 3:55:07 (at 1:21:57 from 1st). At Stage 8 144 of 229 in Men, overall 243 of 446, with 38:15:21 (at 14:32:52 from 1st).

The finish line was very close to the lake, and as most people were no longer worried about recovering for the next day, most of them quickly ended up in it. Just like in the Transportugal, it tasted of victory.
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The rest of the group in the campervan also went for a swim, but quickly startsed thinking about home... The journey was awaiting them and some of them were in a hurry to get back. They started their trip and team Para e Bebe's ends. I stay and R.M. went back to Portugal.

At this last day we had a special pasta party in which all the finishers received a special finisher jersey and diploma, everybody goes to the podium, team by team, to get it. When I go and get ours, it feels strange. That moment had lost it's magic, my buddy wasn't there...
After all the portuguese teams got their jerseys BTTeam and M&M also go their own way and I start feeling nostalgic. I start thinking of the future. Where will my next adventure be???

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domingo, 16 de agosto de 2009

Etapa 7 - afinal andamos bem

A etapa 7, ligando Caldaro a Andalo, com 74,5km e 3000m de acumulado, era a última das grandes. Era na nossa mente o fim das dificuldades.

Logo ao inicio do dia tivemos uma boa noticia, fomos confirmar as nossas classificações e aconteceu o que tinhamos fé. Finalmente mudamos para o bloco B na partida. Na nossa mente isso significava que haveria menos gente a passar durante a etapa, pelo menos em teoria. Boa surpresa também para o team M&M e BTTeam que também lá estavam connosco. Mas eles só souberam depois de lhes ser rejeitada a entrada no grupo do costume, o C... Antes da partida estivemos a relaxar os 6 na relva, bela atmosfera.

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A subida incial do dia era a grande dificuldade em termos de altimetria, mas, contrariamente ao que esperava, houve muita gente para passar à mesma... Não faz mal, o que nos interessava era mesmo seguir no nosso ritmo e curtir o dia. No final da subida ainda tempo de encontrar uma cara conhecida, um dos participantes do TransPortugal de 2007, o Steven. Foi mais ele que deu comigo, a minha memória já não é o que era...
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Depois entramos numa secção de sobe e desce, o rompe-pernas à moda dos Alpes, que acabou por definir o dia. Algumas secções de alcatrão e neste dia senti-me bastante bem... O lago tinha-me feito muito bem... Na parte final encontramos mais uma longa subida, com uma rampa bem inclinada, que me obrigou a desmontar... O R.M. sempre a pedalar esperou por mim lá no topo, onde me ia arrastar atrás dele num longo falso plano onde pensei que ele ia estoirar comigo se aquilo durasse muito, felizmente Andalo era logo ali....
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Classificação do dia 113 de 231, com 5:23:39 (a 1:52:34 do 1º). À 7ª etapa 147 de 231, à geral 248 de 450.

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Stage 7, from Caldaro to Andalo, had 74,5km and 3000m of climbing. It was the last of the big ones and in our minds the end of the difficulties.

Even before starting we had good news. Has we checked our classement, what we were expecting happened. Finally we were starting from group C at the start. That should mean less people to overtake at the start of the stage. Team M&M and BTTeam also saw the same happening to them, but no without seeing their entry into group C blocked... The 6 of us ended up chating before the start whilst sitting on the grass. We were all enjoying a very relaxed atmosphere.


the first ascent was the main difficulty of this stage. But, our expectations of having to go by less people weren't met... No matter, what we really wanted was to keep our steady pace and enjoy the day. At the end of the climb still had time to see a familiar face, from de 2007 TransPortugal, Steven. Really he saw me, my memory is not what it was...
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After that we started an area of several short up and downhills, as the spanish call them "rompe-piernas" in the Alps fashion, which ended up being the main component of this day. Changing from asphalt to dirt, I was actually feeling pretty good... My legs had really enjoyed the lake. Just at the very end we had another climb, this one with a very steep section where I had to walk. R.M. waited for me at the top and finished the day dragging me behind him on a long false flat (uphill) in wich I was thinking that if it didn't end soon, that would be the day when I would bonk. Luckilly Andalo was right after the corner.
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Day's classement 113 of 231, with 5:23:39 (at 1:52:34 from 1st). At stage 7, 147 of 231, overall 248 of 450.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Etapa 6 - o repouso dos guerreiros

A etapa 6 ligava Val Sarentino a Candalo. 77,5km com 3100m de desnivel. Pelas informações o dia com mais secções técnicas.
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Lá arrancamos para as nossa Serra da Estrela matinal, mas neste dia tentei acelerar um pouco mais (mas mesmo pouco) nesta subida, uma vez que assim que o alcatrão acabasse iriamos entrar em singletrack (ao km 7), já estava a prever engarrafamento... Como era sempre a subir e largo para facilitar as passagens acabamos por apanhar o engarrafamento à mesma, mas desta vez dava para andar. Andar a pé numa secção plana, mas andar.
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O fim da subida começa a revelar algumas zonas um pouco mais técnicas mas na descida é que vem o melhor. Várias secções com degraus, pedras e curvas, mas tudo bem seco (estava bem calorzinho) que em algumas secções nos fizeram desmontar, mas neste dia eram secções bem curtas. Uma descida muito divertida que fez o trio dos empenados tugas (nós, BTTeam e M&M) ficar mais alegre e ter que comentar no final do dia. Numa dessas secções eu e o R.M. apanhamos um belo susto, entre e degraus de pedra estava uma dupla feminina a mijar. Uma tinha parado e estava no acto junto ao trilho. A outra que seguia mesmo à nossa frente decidiu parar para olhar para a colega. Quase que levavam connosco encima...
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Chegamos ao vale e atacamos nova subida, em alcatrão e onde o calor se fez sentir bem forte. A cerca de 2/3 tinhamos um abastecimento, que me soube pela vida. O calor estava a fazer mossa e a água já estava a escassear. A paragem fez diferença e o facto de estarmos bem mais alto e algo mais fresco deixou que o meu corpo arrefecesse e eu reanimasse. Tinhamos visto pela subida acima algumas equipas a descansarem nas sombras...
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A parte em terra da subida acabou por me custar menos e entramos num rompe-pernas que se seguiu de uma teórica descida até Candalo. Digo teórica pois o geral era descida, mas com várias rampas pelo meio. Pelo meio também esteve o troço mais dificil do dia, uma secção que tivemos de fazer a pé. Um trilho pedonal pela encosta que acabava numa autêntica parede em que todos tinhamos de empurrar e carregar a bicicleta. Foi a única altura em que senti falta de uma HT, aquela rampa era letal...

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No final da etapa estava bastante desgastado, queria andar mais depressa, mas não dava, algumas equipas passaram por nós mas já tinha as forças contadas e não queria estoirar, pois se acontecesse no dia seguinte ainda seria pior. A chegada a Candalo fazia-se em subida e ao cortar a meta só pensava em começar a comer. Infelizmente foi o dia em que pior fomos servidos no abastecimento pós-meta, era tudo contado e quem estava a distribuir tinha cara de poucos amigos. Fomos comprar umas salsichas após ver o BTTeam a fazer o mesmo, que bem me soube.
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Neste dia o RV park era a 2km, a descer, da localidade. Muito longe para ter vontade de voltar para o banho. Felizmente havia lá um duche (mesmo só 1) que tinha banho frio mas com bastante pressão, com o calor que estava soube de maravilha. Outro ponto positivo, estava ao lado de um lago (Lago di Caldaro) onde um vários fomos banhar-nos (eu e R.M., Despertar, N.M., V., M&M's). A água com uma temperatura óptima e ali estivemos de conversa... Como estavamos longe da localidade variamos um pouco o jantar, fomos comer pizza italiana e um gelado de sobremesa, com uma vista espectacular. Fez-me maravilhas, já me sentia recuperado.
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Classificação do dia 141 de 238, com 6:25:06 (a 2:24:57 do 1º). À 6ª etapa 157 de 238 em Men, à geral 277 de 466.


Stage 6 linked Val Sarentino to Candalo. 77,5km with 3100m of climbing. According to the road-book the day with more techncial sections.
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Our usual start for the "Serra da Estrela", but on this day I tried to go a little faster (really little) on the climb, as when the asphalt would finish we would have a singletrack (at km 7), I was already imagining the jam... It was a steady and wide climb wich made overtaking easier but we ended up having to walk anyway. But at least we were walking. On a flat, but moving.

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The end of the climb was a little more technical but the fun part was in the downhill. Several sections with steps, rocks and turns, most of it dry (it was nice and warm) and in some patches we had to walk through, but they were short sections. A very enjoyable downhill in wich the 3 slower portuguese teams had a great smile and gave us something to coment. In one of those sections me and R.M. got a great fright. Right after a bush, between 2 small drops a female team had decided to stop, one was taking a pee and the partner decided stop right on the middle of the trail...

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When we reached the valley it was pretty warm and another climb was waiting for us. Most of it would be in asphalt and at about 2/3 we had the 2nd feed station, wich felt like heaven. The eat was getting to me and I was almost out of water. That stop allowed to refuel and cool of, allowing me to recuperate a bit. Along the climb we had seen several teams stopping on shades...
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The off-road part of the climb was a bit easier and we started a supposed downhill to Candalo. I say supposed because it had several up-hills along it. Amongst them the hardest on of the day, in wich we had to push and carry our bikes up a wall. It was the only bit where I missed a Hardtail, that slope was deadly...
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At the end of the stage I was pretty worn down, I wanted to go faster but wasn't able. Some teams went by us but with my stregth at the limit i just didn't want to blow. The arrival at Candalo was on a uphill and after finishing the stage I just tought about food. Unluckilly it was the day in wich the post finish line feed station was the worst
, in couldn't have second serves and the people giving you the food weren't very friendly. After seeing BTTeam eating a sausage, we coppied them. It felt like gold.
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On that day the RV park was at 2km from the village. Too far go want to go there for our shower. Luckilly at the park there was one (and just one) with cold water but enough pressure for a proper wash, with the eat, it felt wonderfully. Another good thing, it was near a lake (Lago di Caldaro) where most of us went for a swim (me and R.M., Despertar, N.M., V., M&M's). The water was great and we chatted for a bit... A we were far from the pasta party ended up changing the menu a bit and having an italian pizza and ice-ceram, with a gorgeous view. It worked wonders, I was a new man.

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Day's classement 141 of 238, with 6:25:06 (at 2:24:57 from 1st). At stage 6, 157 of 238 in Men, overall 277 of 466.