domingo, 9 de agosto de 2009

Etapa 2 - agora sim, pedala-se

No domingo (dia 19) foi finalmente dia de dar ao pedal. Finalmente...
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No briefing do dia anterior tinhamos sido informados que a etapa do dia tinha sido alterada. Originalmente teria 83km e 3300m de acumulado mas previa-se que a neve ainda estive bem instalada nos 1700m de altitude e nós deveriamos passar nbos 2300m. Assim tivemos uma etapa com 55km e 2300m de acumulado. A 3ª subida do dia foi anulada e acabavamos a etapa no 2º abastecimento, fazendo depois 30km de ligação por ciclovia. De qualquer modo aos 1700m, segundo a organização, ainda havia neve e estariam 0º, pelo que tinhamos de nos agasalhar bem para esta etapa.
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Logo de manhã fomos tomar o pequeno-almoço, que era providenciado pela organização uma vez que tinhamos pago metade do valor do "camp" sem estar a usufruir dele e naquele dia era nos hotéis da localidade. Um luxo... Enquanto que o jantar tinha sido fraco ao pequeno-almoço desforrei-me. O R.M. tinha ficado a tomar o pequeno-almoço na caravana convencido que se safaria melhor mas parece que depois decidiu partir à minha procura e ainda bem. Comemos que nem uns senhores.

A partida do dia tinha sido adiado para as 11h fruto de uma etapa mais curta e seguramente também para que quando os 1ºs chegassem aos 1700m estivesse já mais ameno. Tive ainda tempo para ir procurar mais agasalho, pois só tinha levado calções e por sorte o R.M. já tinha visto uma loja de desporto que tinha variado material de ciclismo, entre o qual umas joelheiras, que comprei (esta viagem começava a ficar cara). Ele já se tinha precavido no dia anterior e arranjado umas perneiras...
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Arranjamo-nos e seguimos para a partida. Num dia normal a partida para as etapas far-se-ia por caixas de acordo com a nossa classificação em 4 segmentos, A1 para meia dúzia de gatos pingados (os verdadeiros PRO'S), A para os restantes até 50 equipas, B para 150 equipas e C para a ralé (os que sobrassem). Abriam às 8h00 para nos irmos organizando e fechavam cerca de 10min antes da partida (cerca das 8h50). Quem chegasse depois ia para o final da maralha (ou seja, C). Neste dia, como ainda não haviam classificações, a organização determinou quem ia para o A1 e o resto foi tudo ao molho... Para nossa sorte chegamos cedo e acabamos por ficar no meio (mais ou menos).
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Ao pé de nós arrancaram também o Despertar (R.H. e R.T.) e o Team2Experience. Tinhamos ali um cantinho com a maioria das equipas portuguesas. Quando soa a partida saimos pelas ruas centrais de Reith mas depressa começamos a subir e a entrar na terra. A questão é que eram tantos, mas tantos ciclistas que era pior que hora de ponta. Só me fez lembrar do PTG, mas em versão fast forward. A subida não era muito inclinada, mas o suficiente para muita gente já estar a usar a "avozinha". O ritmo com muitas oscilações fruto da enormidade de concorrentes que tivemos de passar, que ia a ultrapassar outros e que nos ultrapassou. Todos estavamos com sangue na guelra e queriamos era pedalar. Até aos 1200m de altitude (arrancamos dos 600m) foram 7km SEMPRE a ultrapassar. Ainda nos cruzamos com o BTTeam (T.L. e B.C.), os M&M's (N.M e A.M) tinham arrancado atrás de nós mas passado mesmo no inicio da subida. O Team2Experience passou-nos logo ao arranque e o Despertar já saiu à nossa frente.
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O dia estava lindo, fresco ao arranque mas sem uma nuvem à vista. Ao chegar ao topo foi tempo de fechar o corta-vento e fazer uns bons kms de alcatrão a descer. Aqui algumas equipas passaram por nós. E nós a pensar que já iamos bem depressa... "Estes romanos são loucos..."

Cruzamos o vale e temos uma curta zona plana antes de atacar a 2ª subida. A temperatura estava bem mais elevada que o receado e no inicio tive de parar para tirar a camada interior, estava a cozer com as 3 camadas que levava... Logo ao pé de nós parou o BTTeam, com o mesmo problema que nós. Esta 2ª subida voltamos ao mesmo tom. Subida inclinada, mas para manter um ritmo, com pouca ou nenhuma rampa pelo meio. Esta mais longa que a primeira e felizmente a caravana mais espalhada, desta vez foi possivel manter um ritmo mais certinho. Perto do final da subida tempo de fazer jus ao nosso nome (Pára e Bebe's) e parar na zona de abastecimento para comer e reabastecer, mas não muito, pois a maioria das dificuldades já tinham sido superadas.
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Nova descida com muito alcatrão e depois de chegar ao vale tempo de rumar para o 2º reabastecimento, onde era o fim da etapa cronometrada. Depois de passada a meta reabastecer de novo, agora com muita calma e tempo de tirar os agasalhos quase todos que tinhamos. Com a temperatura que estava chegava muito bem o jersey de manga curta e o calção e já sem o cronómetro a contar tavamos numa de relaxar nos 30km até Mayrhofen.
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Quanto à tão falada neve, aos 1700m havia alguma, mas só nas sombras e bem encaminhada para ser água. Lá nos topos sim, havia muita.
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Nova meta em Mayrhofen e depois novo abastecimento, o que todos os dias nos esperava no final da etapa. Onde novamente comemos, havia que repor o gasto durante o dia. Contacto telefonico com o N.G. para saber onde estava a autocaravana e lá fomos. De caminho tempo para lavar as biclas e descobrir onde era o parque fechado (para deixar a bicla à noite) e a "pasta party".

Neste dia o repasto era algo melhor, mas a massa desaparecia a velocidade assombrosa das travessas onde era deixada. Ou estavamos por perto ou não tinhamos direito a ela.

Classificação do dia 216 de 273 em Men com 3:45:26 (1:33:56 do 1º). Geral 385 de 545.


Sunday the 19th was finally pedaling day. At last...

At the previous day's briefing they told us the stage had been changed. Originaly with 83km and 3300m of climb and with a forecast for snow from 1700m height on up (the original route sent through a pass at 2300m), we ended up with a stage of 55km and 2300m of climb. The third climb of the day was cancelled and we would finish at the second feed station, having a 30km neutralized route through a cycle path. Anyway, according to the organization, at 1700m the temperature would be of 0ºC, we had to take warm clothes!
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Early morning was time to search for breakfast, supplied by the organization (because we had payed for half of the camp value) on that day in the village's hotels. Real luxury... While dinner had been unsatisfying, at breakfast they compensated. R.M. had stayed in the campervan thinking that the things we had there would be better, but luckilly went looking for me and managed to also have a decent one. We ate like monks.

The start time had also been postponed to 11h, as we had a short stage and surely to prevent the first classificates to get too cold at the highest point. That provided me enough time to search for something warm for my legs (I had only short bibs) and in a sports shop that R.M. had previously seen, I bought some knee warmers (this trip was starting to get expensive). He had bought some leg warmers the previous day...

We suited up and went to the start gate. On a standard day people would be separated by start boxes according to classification em 4 groups, A1 for half a dozen teams (the real PRO's), A for the remainder until 50 teams, B for 150 teams and C for everybody else. They started admitting people around 8h00 and finished 10min before the start (around 8h50). Who ever got there later started from behind (by other words, in C group). This day however, with still no classification, the organization determined who would go in A1 and all the rest of us had to sort ourselves... We got there early and ended up about half way (I thought).
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Near us was Despertar (R.H. and R.T.) and Team2Experience. In a little corner we had most of the portuguese teams. When the gun fired we went on Reith's main streets and quickly started to climb and got the paths. But with so many bikers it was worst than rush hour. Reminded me of PTG, in fast forward. It wasn't a steep climb, but it was steep enough for a lot of people to use the granny gear. The rhythm was always changing, with a lot of overtaking by us and everybody else. All of us wanted to pedal. The first 7km (to 1700m height) were done always overtaking people. Still managed to see T.L. and B.C (BTTeam). M&M's (N.M. and A.M.) had overtaken us at the start of the climb, Team2Experience just at the start and Despertar (R.H and R.T.) had already started ahead.
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We had a beautiful day, cool at start but without a could in sight. When we reached the top we closed our windproof layers and started a few kms of asphalt downhill. We thought we were going fast but a several teams managed to go even faster...

We crossed a valley and had a short flat section before reaching the second climb. The temperature was higher than thought and at the start of the ascent I had to remove my inner layer, I was boiling with my 3 layers... Near us stopped BTTeam, they had the same problem. This climb was similar to the first, steep but steady. It was a matter of keeping a pace. Luckily for us at this time the field was stretched and we did manage to keep our steady pace. Near the end it was time prove our team's name - Pára & Bebe's (Stop and Drink's) and stop at the feed zone to refuel, but not to much, because most of this days difficulties were done.
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Another downhill with a lot of asphalt and flatish up to the 2nd feed station, where the timed stage finished. Now we could refuel with no rush and remove all of the unnecessary layers we had. Ended in shorts and short sleeve. The last 30km to Mayrhofen were going to be very relaxed...
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As for the so feared snow, at 1700m there was some but only in the shade and quickly turning in to water. But at the summits, yes, there we saw a lot of it.

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At Mayrhofen we had another finish area and after it the final feed station, that would await us at every stage finish. We ate again, had to refuel for monday!!! We phoned N.G. to locate the campervan, washed our bikes and headed for it. Still managed to find out where the pasta party and "parc fermé" where on our way.

On this day the food was a little nicer, but the speed at with the pasta dissapeared when it reached the platters was astonishing. You either were near or left without any.

Day's classement 216 of 273 in Men with 3:45:26 (1:33:56 from 1st). Overall 385 of 545.

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