sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O retorno - os últimos dias e as impressões finais

Tal como antes escrevi o meu retorno iria ser de novo solitário. Aproveitar o autocarro da organização até Mittenwald e depois novamente o comboio até Munique para voar até Heathrow.

Tinha ficado à noite no "camp" assim meio à socapa, mas parece-me a mim que isso não seria dificil... Não havia ninguém a controlar as entradas. Estendi o meu colchão (ainda bem que o levei) e estava a barraca montada.

À hora a que cheguei ainda pouca gente havia por lá era tarde para um dia normal de Transalps mas não para aquele dia. A festa oficial ainda ia no adro e mesmo do outro lado da rua do "camp" havia um bar também muito animado. Mas isso não me impediu de dormir. Só me lembro de pensar que com todo aquele ruido seria dificil dormir e pouco depois já era manhã. Qual ruido qual quê. Nada bate um belo empeno de 1 semana para dormir bem.

Como ainda era bem cedo (o aoutocarro só sairia às 9h) acabei por aproveitar para dar mais um passeio pela margem do Lago Garda e tirar mais umas fotos.
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Quando os autocarros chegaram já era bem perto das 9h e muita gente estava à espera, a grande maioria com pressa. 3 iam directos para Mittenwald e 1 passava por Reith (consequências do dilúvio do 1º dia, alguns participantes tinham lá deixado os carros). Como tinha a caixa da bicla além da mala e nenhuma pressa acabei por ir que fazia a viagem mais longa, mas em má hora... O condutor era simpático e até fazia de guia turistico, só era pena ser só em alemão. Os outros riam-se mas nunca percebi porquê. Para além disso demoramos cerca de 4h de viagem e o autocarro avariou numa subida...

Já depois de Reith, numa inclinada subida começou a largar fumo e o condutor só conseguiu parar o autocarro e dizer-nos para sair depressa. Ficou o veiculo a bloquear a estrada e lá foi com o extintor na mão, felizmente não precisou de o usar. Em menos de 10 minutos tinha chegado a policia e os bombeiros que acabaram por nos rebocar até uma zona de paragem onde esperamos pela substituição.
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Cúmulo da sorte, o autocarro passou directo por Mittenwald para a base militar onde tinha sido o "camp" do 1º dia, a 3km da vila. Com a minha mala coxa (roda partida) mais o sacalhão oficial já me imaginava a chegar ao hotel que tinha reservado de noite. Pois, que ainda tinha de por a bicla na mala pois ela tinha ido no dia anterior noutros camiões da organização. Felizmente ainda estavam lá 2 elementos da organização com um camião e após um curto choradinho lá me fizeram o favor de me levar até ao centro.

Assim que lá cheguei montei o estaminé no jardim e tratei de por a bicla dentro da caixa. Levei cerca de 1h nisto. O turismo estava fechado (afinal de contas era domingo...) e tive de irt em busca do hotel às cegas com 2 grandes malas. Mittenwald era pequeno e eu tinha o nome da rua, só levei 30 minutos.

Lá fui à recepção onde só falavam alemão, tinha a minha reserva assegurada. Quarto no 2º andar. E a caixa, onde a posso deixar??? No quarto (au, que dói...). O funcionário para me ajudar a carregar a caixa pelos 2 andares de escadas só chegaria às 17h, pelo que fui deixar a outra e descansar um pouco no quarto. às 17h carregar a caixa para cima e voltei a arrumá-la para levar só a caixa e o trolley de viagem. Caso encerrado, dei uma passeata e fui procurar jantar.

A escolha era pouca pelo que acabei por ir comer ao restaurante do hotel, mas em boa hora o fiz. Haviam por lá muito habitantes locais e comia-se bem. Sopa de alho (até parecia portuguesa) e salsichas, com sobremesa de "apelstrudel", tudo bem bom, com um velhota a tocar um instrumento de cordas local e alguns dos autóctones a cantarolar com ele, deduzi que era música tradicional.
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Na manhã de seguinte foi vez de apanhar o meu já conhecido comboio, a estação não tinha informação nenhuma, nem funcionários, pelo que para ter certeza da linha fiz como os romanos, perguntei a um transeunte.

A viagem não teve história, e no aeroporto tive um longa espera, pois tinha chegado às 13h00 e o avião era apenas às 16h20. Antes assim que perder o voo.

Chegado a Londres tratei de entrar no metro e seguir até casa. O plano inicial era apanhar um táxi, mas como era cedo e tinha tempo acabei por ir a pé até casa. Por sorte foi bem mais fácil sem pressa do que no dia da partida com todo o stress.



Em relação ao balanço final, agora já bem a frio, foi positivo, mas não me parece que repita. Os Alpes são realmente fabulosos, com cumes nevados e vales incriveis. Mas a organização, como já fui referindo, tem várias lacunas e logo o inicial, engana-nos com a percentagem de alcatrão... Aquilo a que eles chamam de "cyclepath asphaltic" são apenas estradas secundárias. Com pouco trânsito mas continuam a ser estradas. Da maneira que eles apresentam as percentagens parece que há menos que 50% de estrada, que é mentira... Os pequenos-almoços são bons, mas as pasta-partys muito fracas... Bom, já perceberam.

O Transalps é um bom desafio fisico, com grandes subidas e belas paisagens, mas sem dúvida não prima pelos trilhos divertidos ou técnicos. Vale a pena pelos Alpes, que de muitas outras formas também são possiveis de desfrutar.




As I've already wrote, my return would be a lonelly one again. Using the bus provided by the organization to Mittenwald an then the train back to Munich for my flight to Heathrow.

I'd spent the night at the "camp". Just had to put down my matress and that was it. When I arrived on saturday night there wasn't much people around. The official Transalps finishing party was still going and just caross the road from the camp was another one. But even with all that noise getting to sleep was pretty easy. All I recall was to start thinking how all that noise wouldn't make it easy, but ended up to have a very restfull sleep. Nothing like a 1 week phisical bash to get you sleeping like a baby.

When I woke up it was still early, and with the bus leaving only at 9h I still enjoyed those last hours for a walk near the lake and some final pictures.
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The buses arrived pretty close to 9h and there were a lot of people waiting for them. 3 were going straight to Mittenwald and one would go through Reith (courtesy of the downpour from the first day some of the participant left their cars there). As I had my bag and the bike case and no rush ended up in the latter one. We had a nicce driver, that even did some tour guiding, but only in German, so I didn't get any of it... We took about 4h to get to Mittenwald and the bus broke down when we were almost at our destination.

After Reith, on a steep slope, the bus suddenly starts smoking a lot. The driver hjust had enough time to get us out and left the bus blocking the road. He picked up the fire extinguisher but didn't have to use it. In less then 10 minutes the police and a fire engine were there. They towed us to a wider spot on the road and left us to wait for a replacement bus...
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It was my lucky day, and the bus went straight through Mittenwald towards the military camp 3km from the town. With my limping case (from the broken wheel) and the huge Transalp official bag I was already imagining my arrival at the hotel in the dead of night. And I still had to get the bike in the case... Luckilly there were still a couple of organization members and after a litlle beging the gave me a lift to the town center.

After they left me I set up my sweatshop at the towns garden and after 1 hour finally got the bike in the case. The tourist office was closed (it was sunday after all) and went a quest for the hotel with my 2 huge bags. Luckilly I knew the address and ended up taking only 30 minutes.

At the reception the only language was german... Managed to be understood and confirmed my reservation. But the room was on the second floor and my case had to go with me... had to get some help to take the bike up, but had to wait till 1700 to take it through the stairs. So I managed to have a rest. When the case was finnally in the room I rearranged my things between the case and my trolley so that the trip to Munich would be easier. Still had time for a walk around town and seeing where would I eat my dinner.
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There wasn't much choice so ended in the hotel's restaurant. But it was a good choice. There were several local people there and very nice food. I ate garlic soup (similar to the portuguese one) and sausages and a for dessert "appelstrudel", an elderly gentleman was playing a string instrument and some peolpe singing along so I supose it was folk music...

On monday it was time to get the train again at a very unfriendly station with no travelling information or anyone to ask. Had to ask one of the travellers standing on the platform.

Before the flight just had a long wait, I arrived at 1300 and my planer was only at 1620. Better that than missing it.

Arriving at London had to get back in the tube and head home. The plan was to get a taxi, but as it was still early ended up walking. Luckilly it was much easier than at the departure day, I wasn't in a hurry...


My evaluation is that it was a good week, probably not to do again. The Alps are wonderfull, snowy peaks and awesome valleys. But the event itself, has I've said before and some gaps, the first one, misleading the participants with the amount of road riding... What the call "cyclepath asphaltic" is nothing less than small roads with little traffic. If you read the charts it seems than it's less than 50% of road, but ends up being more than 50%. We had nice breakfasts but lousy pasta-partys...

It's a good phisical challenge, with great climbs and great scenery, but not the best in fun or technically challenging trails. It's worth it because of the Alps, which you can enjoy in many other ways.

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