quinta-feira, 23 de abril de 2009

Londres - centro de treinos

Hoje tirei finalmente as fotos que queria para um "post" que já à bastante andava a pensar escrever. Treinar em Londres.

Londres é uma grande cidade, com muita gente e espalhando-se por uma grande área. Não é o paraíso para quem quer treinar ciclismo, mas quem por cá anda vai arranjando métodos para conseguir um treino variado e eficaz.

Pelo que tenho visto, mesmo sendo uma grande cidade, há por cá muitos ciclistas sérios, com pretensões competitivas... Basta fazer uma pesquisa por clubes de ciclismo em Londres e várias páginas surgem como resposta. Seja o London Phoenix, o London Dynamo, o Dulwich Paragon... Para todos os gostos e em todas as zonas. Cada um destes grupos, tem dentro depois sub-grupos para as provas da Federação oficial, para o BTT, para as provas de estrada "sportives" e por aí adiante. Na zona onde vivo o mais forte e conhecido é o London Dynamo.

Em relação a zonas para treinar, há 2 zonas por excelência, o Regent's Park e o Richmond Park. Depois disto temos as ruas de Londres, os arredores e os rolos. Acho que os grupos da zona Este de Londres recorrem também a outros parques, mas ainda não sei quais são...

O Regent's Park está localizado na zona central de Londres (zona 1 do metro) e tem 2 zonas possiveis de treino, o Inner Circle, como o nome diz, um anel na zona central do parque. É uma rua normal, mas no sitio em que está quase não tem trânsito, só lá vai quem está perdido ou a passear. Tem um óptimo piso e desnivel quase nulo e é pequenissimo, em cerca de 5minutos está uma volta feita. É bom se não se gosta nada de trânsito e se tem paciência para fazer muuuitas voltinhas.

O Outer Circle é a estrada que circunda todo o parque. Tem um piso razoável e passa mesmo à porta do Zoo de Londres. A volta pode ser feita contra ou como os ponteiros do relógio. Se pensarmos que no Reino Unido se conduz pela esquerda, isso significa que a volta contrária aos ponteiros do relógio leva a que se ande sempre do lado do jardim e que todos os cruzamentos se fazem para a esquerda, nunca cruzando a estrada. Este é o sentido que a grande maioria usa, por ser o mais seguro. O desnivel também muito reduzido (devem ser para aí uns 5 metros), mas há uma ligeira pendente ascendente num dos lados e descendente no outro (mesmo com uma pequena descida). O fim de semana é o forte deste local, com muitos ciclistas às voltinhas nestes dias de menor trânsito.

Nas ruas de Londres acho que temos 2 opções principais, séries (entre semáforos, com táxis, com outros ciclistas, com a nossa sombra...) ou voltas mais técnicas mas menos rápidas, tendo de ondular entre carros e tentando não tirar os pés dos pedais antes do semáforo abrir. Nalgumas ruas podem-se mesmo fazer corridas com os semáforos, tentando passar o máximo número de verdes (a abertura e fecho do semáforo tem geralmente um período de tempo definido). Pelo que sei, nalgumas zonas onde há menos semáforos, alguns comuters fazem pseudo-corridas entre si usando como tiro de partida os semáforos.

Sair de Londres é sempre uma boa opção, desde que se saiba onde se quer ir... No meu caso só ainda saí de Londres para pedalar 2 vezes. A primeira para um passeio do BTT em Woking e a segunda para o Easter Classic do Phoenix (esta não foi bem, pois acabei por ir e voltar a pedalar). Ainda não conheço muita coisa, mas já ando a planear ir a alguns eventos, quer de BTT, quer sportives. Importante é que o transporte terá de ser o comboio (que por cá é bastante bom mas caro) ou então começo a arranjar mais companhia para dividir os custos de alugar um carro. Para já as opções que estudei são relativamente perto de Londres, onde o comboio chegue perto e dê para voltar no próprio dia.

O rolo é sempre uma boa opção se houver paciência para tal. Para já não faço tenção de o usar.

O Richmond Park é o local mais tipico dos meus treinos aqui por Londres. Meu e de centenas de outros ciclistas. É um parque maior e tem um relevo um pouco mais alegre.
Roehampton Gate

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Já algo que se possa chamar subida e é fácil alternar esforços só com a alteração da pendente. É também uma zona calma em termos de trânsito, mas mais por uma questão de regulamentação que de pouco uso... Por lá o limite de velocidade é de 20milhas/h (32km/h) e há sempre um carro da polícia a circular.

Aqui não há cruzamentos, só rotundas, que torna ambas as opções de com ou contra os ponteiros do relógio igualmente seguras em termos de cruzamentos. É uma volta de 11km que faço actualmente em 24minutos (sem pressas). O London Dynamo usa o parque para os seus treinos de grupo aos sábados e como ponto de partida para as voltas que saem de Londres.

O circuito (como eu costumo fazer), arranca do Roehampton Gate com uma pendente ascendente suave, mas perceptivel, na direcção do Richmond Gate com uma rampa a cerca de 2/3 do caminho. Vira-se para o Kingston Gate para uma zona com terreno ondulante (o chamado "portuguese flat") e ao chegar a esse portão apontamos para a subida mais forte do circuito, onde não se sobem muitos metros, mas já dá para ver o pulso a aumentar. Daqui liga-se ao Robin Hood Gate numa zona relativamente plana passando por uma rápida descida onde facilmente se excede o limite de velocidade legal para o parque... e até está lá uma placa a lembrar que o limite também é para os ciclistas. Mais uma rotunda e apontamos para o Roehampton Gate sempre por plano. O piso é maioritariamente bom, com uma pequena zona com vários remendos no asfalto, mas nada de preocupante. Como percebem pela descrição já o conheço bastante bem... E até tem alguma variedade.
Roehampton Gate do Richmond Gate

população residente

portuguese flat

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lembrete na ligação Kingston Gate - Robin Hood Gate

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Robin Hood Gate to Roehampton Gate

sempre alguns ciclistas a circular e ao fim da tarde e fins de semana mesmo bastante gente. É sempre divertido tentar seguir alguns ciclistas e, quando se está a andar depressa, passar alguns carros. Como não há prédios altos por perto, tenho sempre a sensação que estou mesmo no campo e não no meio de Londres...

No forum há mesmo uma competição, o Richmond Park 3 lap challenge, onde podem perceber o objectivo da competição... Sempre é algo para me motivar a andar mais rápido.

E esta é a versão alcatrone... Em breve a versão com pó.

2 comentários:

  1. OLA...
    ATRAVES DE UMA DIFICIL PROCURA PELO GOOGLE (dificil devido a falta de informacao sobre o assunto)DE LUGARES ADEQUADO PARA PRATICA AMADORA DE CICLISMO CHEGUEI ATE SEU BLOG, O QUAL ME INTERESSOU MUITO PRINCIPALMENTE POR ME DAR OPCOES DE LOCAIS DE TREINO...ENFIM...TENHO UMA ROAD BIKE E QUERO RETORNAR DEPOS DE 3 MESES PARADO A PEDALAR PRINCIPALMENTE AOS DOMINGOS(dia no qual sou off no trabalho),EU GOSTARIA DE SABER SE VC CONHECE ALGUEM AFIM DE PEDALAR COMIGO(quando se pedala em equipe fica mais animado a pedalada),PODE SER AOS DOMINGOS NO PERIODO DA MANHA...(estou aberto a sugestoes). DESDE JA MUITO OBRIGADO E PARABENS PELO BLOG...AGUARDO ALGUMA NOTICIA...
    MEU EMAIL > neubertbinho @ hotmail . com

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  2. Oi Neubert
    A minha opinião é de que quem quer arranjar um grupo para pedalar aqui por Londres, consegue. Por toda a cidade há clubes de ciclismo que estão sempre abertos a novos membros e que organizam voltas aos fins de semana e geralmente também à semana, é só questão de se fazer uma busca e ter alguma paciência para escolher o que mais nos convém-
    Eu para já não estou em nenhum pois ainda não estou pronto a dar esse passo e porque estou muito mais orientado para o MTB, contrariamente ao que percebo dos clubes de Londres.
    Acho que o melhor para começar é sem dúvida ir dar umas voltas ao Richmond Park e Regent's Park para ver o colorido e os nomes nas camisolas...

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