segunda-feira, 13 de abril de 2009

Novas vertentes

No dia 10 de abril houve em Londres um meeting de pista (http://www.bristowevents.co.uk/goodfriday.html), por sinal bem perto aqui de casa. A ideia era ir lá ver, mas o tempo inglês fez das suas e esteve aquela típica chuvinha molha-tolos o dia todo. Acabei por ficar por casa.

Mas no sábado já esteve um tempo razoável (só chovia por períodos) e acabei por ir lá ver o que se passava. Uma viagem urbana, feita com auxílio de uma ferramenta que o meu vizinho me recomendou (http://london.cyclestreets.net/) para definir a rota.

Uma rota urbana, sem stress. E isso aqui por Londres até pode ser uma coisa interessante. Os ciclistas por aqui também são gente. E temos rotas, sinalização nas rotas e "advanced stop boxes"
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost

Parece que de acordo com as estatísticas é mais seguro pedalar por Londres que fora da cidade...

E, verdade seja dita, os ciclistas urbanos (comuters) são muitos por cá e os condutores respeitam-nos mais que em Lisboa, excepto os taxistas, que são um perigo em todo o lado.

A sinalização e as rotas estão espalhadas por todo o lado, só é preciso saber os nomes das zonas para onde queremos ir e as que estão no caminho. Muito útil, só é pena que o meu mapa cerebral de Londres ainda não tenha muitos nomes... Melhor ainda são as "advanced stop boxes", caixas reservadas para as bicicletas defronte dos semáforos. A ideia é as bicicletas esgueirarem-se por entre os carros até chegar mesmo ao pé do semáforo e aí esperarem pelo verde. Os carros ficam paradinhos atrás de nós, sem direito a refilar por estarmos mesmo à frente deles, é o nosso direito.

As rotas oscilam entre o útil e o ridículo. Temos algumas exclusivas para as biclas, segregadas, outras na berma com boas condições (piso, limpeza, espaço) e outras na berma com más condições (buracos vários, montes de detritos e estreitas) - estas últimas conhecemos nós bem em Portugal.

Herne Hill em si é um velódromo que data de 1948, data dos anteriores Jogos Olímpicos de Londres e é o único espaço criado para esse evento ainda em uso hoje (pelo menos é o que eles dizem).
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost

Foi a primeira vez que estive num velódromo. Aquilo é grande... Neste caso, como é ao ar livre, o piso é de cimento (deve dar um bonito resultado nas quedas).
Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost Quickpost this image to Myspace, Digg, Facebook, and others!

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

QuickPost

Estava completamente vazio... Haviam sinais de ter estado por lá bastante gente na véspera (os baldes do lixo bem cheios), mas nesse dia nada. Quando estava quase a sair, lá apareceu um ciclista, estava a ver se fazia um treinito, parece que ao sábado há sempre, mas naquele dia deviam estar a descansar. Perguntei-lhe se teriam havido corridas ontem e ele responde que sim, tinha estado bom tempo, nem húmido nem nada... São loucos estes ingleses!!!

Mas a verdade é que me deixou curioso. Já convenci o meu vizinho para em Agosto fazer um dia de introdução ao ciclismo de pista. Há mais interessados?

Sem comentários:

Enviar um comentário