Para sábado estava reservado o ponto alto destes 4 dias. No fim de semana anterior um dos presentes no grupinho dos sábados convidou-me para um desafio, fazer o South Downs Way, uma rota marcada que percorre, imaginem o quê, os South Downs. O projecto era ligar Londres a Winchester de comboio, saindo de Clapham Junction às 5h37, fazer as 100 milhas da rota e retornar a Londres no comboio que parte de Eastbourne às 20h30.
Acordei ainda de noite, às 4h15 a pensar, "mas que raio te passa pela cabeça para acordar a estas horas..." Saida de casa às 5h05, já com 5 minutos de atraso e a esgalhar até Clapham, para lá estar ás 5h20, como combinado. Eles já lá estavam os 2... Subir à plataforma (são muitas em Clapham) e esperar 1h pela chegada a Winchester.
Acordei ainda de noite, às 4h15 a pensar, "mas que raio te passa pela cabeça para acordar a estas horas..." Saida de casa às 5h05, já com 5 minutos de atraso e a esgalhar até Clapham, para lá estar ás 5h20, como combinado. Eles já lá estavam os 2... Subir à plataforma (são muitas em Clapham) e esperar 1h pela chegada a Winchester.
Arrancamos por volta das 7h, passando pelo ponto oficial do inicio da rota
e rapidamente entramos em trilhos.
Pelo que o M. conhecia da rota a primeira metade seria mais rápida, com as subidas a surgir em maior número a partir daí. O M. já em 2008 tinha tentado fazer esta rota, mas sem sucesso, tendo de apanhar o comboio antes de chegar a Eastbourne. Havia no entanto já percorrido a sua maioria por partes.
Apesar de ter um track carregado no GPS, ele tinha apenas 600 pontos, para um percurso de 160km, não tinha muita fé nele e as marcações, não sabia como seriam...
Com o passar dos primeiros kms já dava para perceber que as marcações estavam bastantes precisas, tal como o meu track. Mesmo com uma alteração provisória na rota, o meu track estava correcto e as placas estavam bem colocadas. Os prados bem verdes e muitos montes. Tal como havia sido avisado a secção inicial tem algumas subidas mas curtas, com pouco desnivel, alguns singletracks (parece-me que isso por aqui não é dificil de achar) e boas vistas.
A South Downs Way é uma rota do género GR, concebida para percursos pedestres, mas que na sua maioria é permitida a utilização por ciclistas e cavaleiros. Não na totalidade, mas numa grande parte. De qualquer modo caminheiros nem vê-los...
As subidas vão gradualmente aumentando em dificuldade e número e na 2ª metade da rota estão as mais interessantes (mais longas, mais desnivel, mais técnicas). A rota segue toda na cumeada dos South Downs proporcionando belos cenários. Um país onde a chuva não falta também faz a sua diferença...
Às 50 e poucas milhas fizemos a nossa pausa para almoço, comendo o que tinhamos trazido connosco, pois o trajecto prima pelo isolamento. Durante todo o dia passamos por 2 cafés e 3 ou 4 localidades (excluindo as de partida e chegada).
Acabamos por passar por alguns caminheiros durante o dia, mas na sua maioria com equipamento apenas para fazer curtos trajectos, apenas um grande comboio de aspirantes à força aérea inglesa que estava em dia de selecção (acho eu).
A chegada a Eastbourne acabou por dar-se às 20h40, tarde demais para o comboio planeado, tendo nós de esperar pelo comboio das 21h30. Era mesmo o que o A. queria, pois já desde a manhã que falava em ir a comer uns "fish and chips" no comboio... Apesar de já ter tido uma má experiência com esse famoso prato dei-lhe uma segunda hipótese e fui surpreendido. De qualquer modo o A. disse-me que não estava nada de especial e recomendou-me um em Notting Hill Gate. De qualquer modo o objectivo tinha sido conseguido, cumprir os 160km e 4000m de desnivel acumulado durante o dia.
Mais 1h de viagem e chegamos bem de noite a Londres, rumo a casa e entro na porta às 23h... Um dia em cheio.
No domingo nada como mais uma bela volta de recuperação para absorver o acumulado do dia anterior. Tinhamos combinado com uma amiga da D. fazer o Thames Path, mais uma rota ao género GR, mas esta acompanha o Tamisa por muitos quilometros, vários dos quais por dentro de Londres. Fomos para o lado da nascente, ou seja, para poente. Comidinha nos alforges e no saco da D. e lá vamos a explorar o Tamisa. O dia oscilou entre o nublado e fresco e solarengo e agradável, ou seja, ideal. Fizemos cerca de 30km e quando chegamos a casa ainda viemos a tempo de passar o resto da tarde a ver um filme no sofá.
Starting at about 7H00, we went through the oficial start point of the route
Pelo que o M. conhecia da rota a primeira metade seria mais rápida, com as subidas a surgir em maior número a partir daí. O M. já em 2008 tinha tentado fazer esta rota, mas sem sucesso, tendo de apanhar o comboio antes de chegar a Eastbourne. Havia no entanto já percorrido a sua maioria por partes.
Apesar de ter um track carregado no GPS, ele tinha apenas 600 pontos, para um percurso de 160km, não tinha muita fé nele e as marcações, não sabia como seriam...
Com o passar dos primeiros kms já dava para perceber que as marcações estavam bastantes precisas, tal como o meu track. Mesmo com uma alteração provisória na rota, o meu track estava correcto e as placas estavam bem colocadas. Os prados bem verdes e muitos montes. Tal como havia sido avisado a secção inicial tem algumas subidas mas curtas, com pouco desnivel, alguns singletracks (parece-me que isso por aqui não é dificil de achar) e boas vistas.
A South Downs Way é uma rota do género GR, concebida para percursos pedestres, mas que na sua maioria é permitida a utilização por ciclistas e cavaleiros. Não na totalidade, mas numa grande parte. De qualquer modo caminheiros nem vê-los...
As subidas vão gradualmente aumentando em dificuldade e número e na 2ª metade da rota estão as mais interessantes (mais longas, mais desnivel, mais técnicas). A rota segue toda na cumeada dos South Downs proporcionando belos cenários. Um país onde a chuva não falta também faz a sua diferença...
Às 50 e poucas milhas fizemos a nossa pausa para almoço, comendo o que tinhamos trazido connosco, pois o trajecto prima pelo isolamento. Durante todo o dia passamos por 2 cafés e 3 ou 4 localidades (excluindo as de partida e chegada).
Acabamos por passar por alguns caminheiros durante o dia, mas na sua maioria com equipamento apenas para fazer curtos trajectos, apenas um grande comboio de aspirantes à força aérea inglesa que estava em dia de selecção (acho eu).
A chegada a Eastbourne acabou por dar-se às 20h40, tarde demais para o comboio planeado, tendo nós de esperar pelo comboio das 21h30. Era mesmo o que o A. queria, pois já desde a manhã que falava em ir a comer uns "fish and chips" no comboio... Apesar de já ter tido uma má experiência com esse famoso prato dei-lhe uma segunda hipótese e fui surpreendido. De qualquer modo o A. disse-me que não estava nada de especial e recomendou-me um em Notting Hill Gate. De qualquer modo o objectivo tinha sido conseguido, cumprir os 160km e 4000m de desnivel acumulado durante o dia.
Mais 1h de viagem e chegamos bem de noite a Londres, rumo a casa e entro na porta às 23h... Um dia em cheio.
No domingo nada como mais uma bela volta de recuperação para absorver o acumulado do dia anterior. Tinhamos combinado com uma amiga da D. fazer o Thames Path, mais uma rota ao género GR, mas esta acompanha o Tamisa por muitos quilometros, vários dos quais por dentro de Londres. Fomos para o lado da nascente, ou seja, para poente. Comidinha nos alforges e no saco da D. e lá vamos a explorar o Tamisa. O dia oscilou entre o nublado e fresco e solarengo e agradável, ou seja, ideal. Fizemos cerca de 30km e quando chegamos a casa ainda viemos a tempo de passar o resto da tarde a ver um filme no sofá.
Saturday was reserved the high point of these 4 days. On the previous weekend one of the present challenged me for a ride, the South Downs Way, an established route that goes through, imagine what, the South Downs. The project was to link London to Winchester by train, from Clapham Junction at 5h37, do the 100 miles of the route and return to London from Eastbourne at 20h30.
Waking up still at night time (4h15), I was thinking "what the hell are you thinking waking up at this hours..." Left home at 5h05, already 5 minutes late and full steam to Clapham, to get there at 5h20, as agreed. There they were, my two companions of the day. Up to the platform (several at Clapham) and waiting for the arrival at Winchester 1h later.
Waking up still at night time (4h15), I was thinking "what the hell are you thinking waking up at this hours..." Left home at 5h05, already 5 minutes late and full steam to Clapham, to get there at 5h20, as agreed. There they were, my two companions of the day. Up to the platform (several at Clapham) and waiting for the arrival at Winchester 1h later.
Starting at about 7H00, we went through the oficial start point of the route
and quickly got to the trails.
By what M. knew of the route, the first half would be the fastest, with the more hills from then on. He had already attempted this personal challenge last year, but with no success, having to catch a train before arriving to Eastbourne. However, even the part which he had missed that day he already knew form other rides, done in smaller parts.
Although I had downloaded a GPS track to my device, it had only 600 waypoints, which, from my previous experience, were very few for a 160km route, so I didn't have much faith in it. From the route marks, I had no idea what to expect...
With the first kms done, I could already tell that the route signage was pretty accurate, has was my track, even a recent provisory alteration was there. Several meadows and hills were now in our grasp. Has M. had told, in this first part the climbs were short, without much altitude gain. Some singletracks (seems those are not hard to find around here) and nice views.
The South Downs Way is a route to the GR style, designed for walkers, but in it's case the use by cyclists and horses is allowed, not on the whole route, but most of it. We just had yet to see any walkers.
The climbs gradually appear and increase in difficulty during the day, with the most interesting ones (longer, most technical) on the second half of the route. We ride all day on the ridge of the South Downs getting some great views. A country that's not short on rain also has some influence...
Near the half way mark we did our lunch break, eating what we had brought on our backs. Pubs and cafes are a bit short on the route, due to it's isolation. During the whole 100 miles we went through 2 cafeterias and 2 or 3 villages (not including start and finish).
We eventually saw some walkers, but the vast majority was only doing a short trek along the route. With heavier loads just a large convoy of "would be" air cadets on a trials day (so I think).
The arrival at Eastbourne ended up being at 20h40, to late for our programed return train, we waited a bit and eventually took the 21h30 train, which went right to A. plans of having fish and chips on the train... Despite a previous bad experience with this traditional UK course, I found it quite nice. A. said that it wasn't that great and recomended me a nice fish and chips place in Notting Hill Gate. Anyway our goal was met, we did the full 160km and 4000m of climb and finished during day time.
Another hour journey to London and arrival at Clapham, going straight home. Through the door at 23h... A busy day...
On sunday nothing like a nice recovery ride to get the previous miles to a good effect. We had arranged with a friend of D. to ride on the Thames Path, another route on the GR stile, this one along the Thames, with several kilometers in London. We headed west, with our lunch divided between panniers and D.'s bag. Onwards, exploring the Thames. With the day swinging from cloudy and fresh to clear and warm we did about 30km, arriving at home still in time to watch a movie during the afternoon.
By what M. knew of the route, the first half would be the fastest, with the more hills from then on. He had already attempted this personal challenge last year, but with no success, having to catch a train before arriving to Eastbourne. However, even the part which he had missed that day he already knew form other rides, done in smaller parts.
Although I had downloaded a GPS track to my device, it had only 600 waypoints, which, from my previous experience, were very few for a 160km route, so I didn't have much faith in it. From the route marks, I had no idea what to expect...
With the first kms done, I could already tell that the route signage was pretty accurate, has was my track, even a recent provisory alteration was there. Several meadows and hills were now in our grasp. Has M. had told, in this first part the climbs were short, without much altitude gain. Some singletracks (seems those are not hard to find around here) and nice views.
The South Downs Way is a route to the GR style, designed for walkers, but in it's case the use by cyclists and horses is allowed, not on the whole route, but most of it. We just had yet to see any walkers.
The climbs gradually appear and increase in difficulty during the day, with the most interesting ones (longer, most technical) on the second half of the route. We ride all day on the ridge of the South Downs getting some great views. A country that's not short on rain also has some influence...
Near the half way mark we did our lunch break, eating what we had brought on our backs. Pubs and cafes are a bit short on the route, due to it's isolation. During the whole 100 miles we went through 2 cafeterias and 2 or 3 villages (not including start and finish).
We eventually saw some walkers, but the vast majority was only doing a short trek along the route. With heavier loads just a large convoy of "would be" air cadets on a trials day (so I think).
The arrival at Eastbourne ended up being at 20h40, to late for our programed return train, we waited a bit and eventually took the 21h30 train, which went right to A. plans of having fish and chips on the train... Despite a previous bad experience with this traditional UK course, I found it quite nice. A. said that it wasn't that great and recomended me a nice fish and chips place in Notting Hill Gate. Anyway our goal was met, we did the full 160km and 4000m of climb and finished during day time.
Another hour journey to London and arrival at Clapham, going straight home. Through the door at 23h... A busy day...
On sunday nothing like a nice recovery ride to get the previous miles to a good effect. We had arranged with a friend of D. to ride on the Thames Path, another route on the GR stile, this one along the Thames, with several kilometers in London. We headed west, with our lunch divided between panniers and D.'s bag. Onwards, exploring the Thames. With the day swinging from cloudy and fresh to clear and warm we did about 30km, arriving at home still in time to watch a movie during the afternoon.
LINDO!!!!
ResponderEliminarUM Dia vou aí pedalar contigo!!!!
Pensa Nisso....
Pedro Guedes