domingo, 29 de maio de 2011

Tour of Wessex - Somerset (30 Maio)

171km, 2763m de desnivel acumulado.

O 3º e último dia do Tour Of Wessex foi o mais acidentado. A incursão ia directa para Oeste, chegando a Exmoor e após subir o Dunkery Beacon retornar a Somerton. Previsão de subidas a sério, com o ponto mais alto do dia a chegar quase aos 500m.

O dia começou logo mal pois, tal como previsto, chovia. Quer dizer, sai do hotel sem chuva, mas passados 2 minutos ela começou... E acompanhou-me a maior parte do dia.

Primeiros 30km em plano, mas desta vez ainda havia menos gente que no domingo. O arranque nem era por grupos, tão poucos ciclistas se viam. Fiz uma partida rolante, como vinha de Street a pedalar nem ponderei parar. Quando está de chuva, parar é morrer...

Segui esses primeiros km sozinho e só me apanhou um comboio quando já estava perto da primeira subida. Como de costume, desmembrou-se logo no inicio e segui sozinho.

Paragem rápida no primeiro abastecimento, no final dessa subida, siga para baixo antes que comece a arrefecer... Mas não se pode dizer que tenha estado muito quente o dia inteiro, é que optei por levar o casaco da chuva mais leve na esperança de que a previsão de tempo seco à tarde se cumprisse.

A 2ª subida do dia foi nos Quantock Hills e levou-nos por entre um velho bosque, muito bonito, só era pena a chuva, que não me permitiu usufruir melhor das vistas... Subida bem inclinada, com secções de 16%. Lá estava a minha escolha de andamentos a fazer das suas...

Seguimos por estradas bem secundárias, onde só cabia um carro (para eu caber era preciso um de nós parar), onduladas mas bem giras. Pena foi que ao acabar este ondulado eramos largados na A39, bem movimentada que estava e, imaginem lá, com a bela da chuvinha, mas desta vez mais calma.


Os deixamos a A39 após uns 12km, para sermos logo presenteados com o Dunkery Beacon. 5,6km de subida, com 400m de desnivel e mais uma vez rampas na ordem dos 20%. Com o empeno que já levava das anteriores do dia, bem suada foi. Durante a subida não choveu, mas ao chegar lá acima, começa de novo a cair... Paragem rápida e segui para a B3224, que seguia quase a direito na direcção de Somerton. Gradiente tendencialmente descendente, foi tempo de meter a talega e "dar-lhe carvão". Mas o carvão tinha ficado húmido, por isso não deu para andar assim tão depressa.

A última subida do dia, para o 3º abastecimento (coincidia com o 1º) deu direito a chegar aos 17% outra vez... Não sei as subidas por ali são todas assim ou se foram escolhidas a dedo, mas até eu já estava farto de rampas (e quem me conhece sabe que gosto bastante de subir).

Finalizar com 40km de plano, agora pude finalmente tirar o casaco impermeável... Tive a sorte de ser apanhado por outros 4 ciclistas e em vez das 7h30 que estava a prever demorar (depois de andar o dia todo sozinho) reduziram drasticamente para 6h50, mas pouco trabalho fiz...

Esta foi sem dúvida a etapa mais dura, tanto pelas subidas bem inclinadas como pela metereologia. Mas fiquei feliz por tê-la feito, mesmo que ela me tenha deixado completamente de rastos...

Foi tempo de tomar banho e comer qualquer coisa (a oferta hoje estava mais fraca que nos outros dias) entrar no carro e 2h45 de volta ao aeroporto.




 Somerset Levels, Quantock Hills, Dunster Castle, Exmoor National Park.




106 miles, 9066 feet of climbing.

The 3rd and last day of the Tour Of Wessex was the lumpiest one. The ride headed straight West, getting to Exmoor, climbing the Dunkery Beacon and then heading back to Somerton. So proper climbs were expected, with the highest "Col" at 1640 feet.

The day had a bad start, as predicted, it was raining. Well I did get out of the hotel with no rain, but 2 minutes after that it did start, and did stick with me most of the day...

The first 30km were flat, but with all the rain, there was even less people at the start gate. There wasn't even groups forming to go out, I just did a rolling start. Perfect, because with the rain I did not want to stop...

So this first bit of the stage was a solo effort, I only managed the join a bunch quite near to the first climb, where, as usual, it completely disintegrated.

That climb left us at the first feed station where I did a quick stop. We headed down after it so I had to best quick so not to lose too much body heat... My choice for my lightest rain cape (hoping that the rain would eventually stop) was dictating my stops...

The second climb of the day (the most beautiful for me) took us to the top of the Quantock Hills, through an old woodland, shame about the rain, it must be gorgeous... Had some steep bit , getting up to 16% (my gear ratio options were not ideal, again...).

Now we were taking all the back roads, some quite narrow, all quite hilly, but very nice to ride on. Just a shame that after those we had a 12km stretch of A39 to do. At least it wasn't raining as hard by now.

When we left the A39 we were right at the bottom of the Dunkery Beacon. 3,1miles of climbing, 1300 feet of rise, with a some 20% bits. If you add that to the 3 earlier ones that day, I had to put in some effort... The 2nd feed station was at the top, and it started to rain again. Quick refueling and down we go, to the B3224, which headed East nearly straight into Somerton. As it was heading down it was time for the big ring to do some work.

We were still awarded with a last climb to get to feed station 3 (just the the first one was). Again some 17% ramps.. I do wonder if all the climbs on that area are that steep or if they picked them on purpose. By this time I had enough of steepness for a while (those who now me, do know that I do like my climbs).

The last 40km were nearly pan flat. I finally was able to get rid of the rain cape... Also to help my return a bunch of 4 riders caught up with me and it was possibly to get back to Somerton in 6h50, and not the 7h30 that I was expecting...

This was definitively the hardest stage, due to all those climb and also the bad weather. Still was worth doing it, even if it left completely wrecked...

After a quick (and warm) shower I had a quick bite  (the options were limited comparing with the other days), getting in the car and do the 2h45 back to the airport.

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